Atualização do algoritmo de 4 de maio de 2020 - o que minha marca precisa saber?
No início do mês de maio, o Google anunciou uma grande atualização no seu algoritmo principal, como ocorre de tempos em tempos. Anteriormente, a última atualização havia sido em janeiro. O curto intervalo e o momento escolhido pela plataforma (em plena pandemia de COVID-19) levantaram dúvidas e reclamações pelo mundo a fora, mas foram os efeitos dessa atualização que deixaram profissionais de SEO em todo mundo "inquietos" durante os dias que se seguiram.
Alterações em todos os nichos
As métricas já estavam alteradas pelos efeitos do distanciamento social
Com as pessoas confinadas em suas casas e a atividade econômica restrita em todo mundo, as métricas de comportamento online já estavam alteradas em relação aos períodos de normalidade, o que já acrescentava certa dificuldade às análises de SEO antes da atualização de 4 de maio.
Após a atualização, a volatilidade no ranqueamento das páginas foi grande e generalizada por todos os nichos. Como sabemos? Ferramentas e profissionais de seo de todo mundo monitoram esses resultados em tempo real:
Mesmo entre as redes sociais houve "ajustes". LinkedIn e Spotify sofreram quedas, enquando Pinterest, Amazon e Facebook parecem ter sido beneficiados num primeiro momento.
Como podemos imaginar, os impactos dessa volatilidade variam bastante entre nichos. No e-commerce, por exemplo, uma pequena queda ou ascensão no ranking pode representar um impacto imediato nas vendas. Portais financiados por anúncios de mídia programática também são afetados pelo volume de seus acessos diários, Enquanto empresas que investem em inbound marketing têm a geração de leads reduzida quando perdem posições no Google.
Para cada contexto, podem existir diferentes prioridades na hora de realizar os ajustes ou melhorias relacionadas às atualizações do algoritmo. Sites que realizam transações financeiras, por exemplo, devem atentar para a validade e eficácia de seus protocolos de segurança.
De modo geral, no entanto, é importante lembrar que
não houve mudanças nas diretrizes do Google para um bom ranqueamento .
Isto é, a atualização do algoritmo reformulou o peso dado a determinados critérios em detrimento de outros, mas continuam valendo as recomendações gerais para que:
- As páginas sejam seguras, responsivas, leves e etc;
- Conteúdos sejam aprofundados, estruturados em clusters e formatados com títulos e subtítulos;
- Links externos sejam valorizados, de acordo com a autoridade e contextualização das âncoras;
- Experiência do usuário seja fluída e objetiva
Assim, após o estudo das análises empíricas realizadas em todo mundo, selecionamos o foco das ações de ajustes a serem realizadas em nossos sites:
Como ajustar seu site após a última atualização do algoritmo Google
Segurança - sites não seguros estão com seus dias contados
Profundidade - Conteúdos com E. A. T.
Backlinks - integração com seu nicho de atuação
Sua empresa procura ajuda para se adequar?
Agende uma conversa sem compromisso com nossos consultores e teremos prazer em orientar sua equipe de acordo com seu contexto!