Reino Unido: Agência reguladora aplica multa de 680 mil reais à Amex por disparos de emails indesejados

imagem de dois carros ingleses

A multa de 90 mil libras foi anunciada depois que o regulador de dados britânico concluiu que o banco dos EUA havia infringido a lei ao realizar o disparo, de um total de cerca de 50 milhões, para clientes que já haviam optado por não receber campanhas de marketing da empresa.


"Este é um exemplo claro de uma empresa que errou e agora enfrenta as consequências", disse o chefe de investigações da ICO, Andy Curry, reconhecendo que a multa foi, efetivamente, um pequeno troco para a Amex (O banco lucrou U$ 1.4 BI somente no último trimestre de 2020, segundo balanço).


“Foi uma ação deliberada para ganho financeiro da organização", disse a ICO (agência responsável pela Lei de Proteção de Dados no Reino Unido) em um comunicado. Os clientes foram incentivados a gastar 500 libras em seus cartões de crédito American Express em troca de um benefício de 50 libras, sob o título "ofertas premiadas só para você".


O banco ignorou as reclamações, alegando que o spam era "uma exigência de seus contratos de crédito com os clientes". Isso não era verdade, e os clientes bombardeados com spam já haviam optado por não receber e-mails de marketing.


Segundo a Amex, o spam foi classificado internamente como uma mensagem de serviço em vez de marketing. As mensagens de serviço devem ser usadas para obter informações sobre o mesmo ‒ por exemplo, notificações de tempo de inatividade programado ou alterações nas taxas de juros. Em vez disso, a Amex enviava uma caixa de entrada indesejada anunciando novos produtos e serviços.


O banco disse aos seus clientes: "Sentimos que os membros do cartão estariam em desvantagem se não estivessem cientes dessas campanhas e períodos promocionais".

Como empresas B2B precisam adaptar sua estratégia de conteúdo
Por IlhadoSilicio.com 28 de janeiro de 2026
No mercado B2B, a jornada de compra sempre foi caracterizada pela complexidade, múltiplos tomadores de decisão e um ciclo de vendas prolongado.
Do ranking à citação: entenda a diferença entre o Google e o ChatGPT em 2026
Por IlhadoSilicio.com 23 de janeiro de 2026
O cenário do marketing digital em 2026 não permite mais que empresas tratem a visibilidade online como um conceito único.
GEO vs SEO: o guia definitivo para otimizar seu conteúdo para IA em 2026
Por IlhadoSilicio.com 20 de janeiro de 2026
O mundo do marketing digital passou por uma metamorfose. Se em 2023 ainda discutíamos se a IA afetaria as buscas...
Chatbots inteligentes vs. Agentes de IA: qual escolher?
Por IlhadoSilicio.com 29 de outubro de 2025
"Preciso de um chatbot para meu site." Essa frase, que ouvimos quase diariamente, esconde uma confusão comum que pode custar caro: nem toda solução conversacional é igual, e escolher errado significa frustrar clientes e desperdiçar investimento.
Ethical AI: implementando IA responsável
Por IlhadoSilicio.com 24 de outubro de 2025
A IA está transformando negócios em velocidade acelerada, mas com grande poder vem grande responsabilidade.
Auditoria de processos: onde a IA faz mais sentido?
Por IlhadoSilicio.com 21 de outubro de 2025
Implementar IA em todos os processos não é estratégia - é desperdício de recursos. A arte está em identificar exatamente onde a IA vai gerar maior impacto com menor esforço, maximizando ROI e minimizando resistência da equipe.
Mais!