Qual o perfil do novo profissional de marketing digital
Desemprego acelera no país, mas há vagas abertas na área do marketing digital. Quais são as qualificações necessárias para se candidatar?
Os dados mais recentes do IBGE mostram que o desemprego acelerou no país com a crise provocada pela pandemia. Quase 13 milhões de brasileiros buscam vagas de trabalho no país, mas a falta de qualificação é um obstáculo para profissionais e empresas.
Enquanto isso,
sobram vagas na área de marketing digital esperando por candidatos que preencham os requisitos. Muitas destas vagas não exigem graduação em ensino superior e pagam salários competitivos, mas ainda assim as empresas têm dificuldades em contratar. Mas afinal, quais são os conhecimentos técnicos e habilidades que o mercado está procurando?
Procura-se! O Perfil do profissional de marketing digital
O marketing digital é uma das áreas de atuação profissional que mais crescem no Brasil e no mundo. A crise provocada pela pandemia acelerou a chamada
Transformação Digital nas empresas, e as plataformas de marketing estão no olho desse furacão.
Como esta é uma área dinâmica, onde transformações importantes acontecem o tempo todo (será que alguém previa o crescimento do Tik Tok no Brasil em 2020, por exemplo?) os profissionais da área precisam estar ligados o tempo todo. Observando, estudando e testando as novos canais e ferramentas conforme o contexto de cada projeto.
Por isso, muitas das qualificações acima - coletadas entre as diversas vagas abertas em São Paulo e Florianópolis - estão relacionadas ao
conhecimento técnico e prático em SEO, gestão de canais sociais, produção e distribuição de conteúdo, e-mail marketing e conversão.
Como buscar as qualificações para entrar no mercado de trabalho em marketing digital.
Muitos profissionais se assustam quando encontram nas descrições de vagas siglas novas, termos em inglês ou habilidades desconhecidas. Mas com um pouco de pesquisa, não é tão difícil se acostumar ao jargão da área.
O ensino superior é valorizado para candidatos interessados nas vagas de entrada (analistas e assistentes) no marketing digital, especialmente os cursos das áreas de comunicação, design e computação. Mas a formação em outras áreas ou mesmo a ausência de diploma não impedem o profissional de atuar, desde que desenvolva conhecimentos técnicos e habilidades na área.
Para buscar este tipo de conhecimento, a curiosidade é o mais importante. Há conteúdo disponível para todos os gostos e bolsos. Desde cursos de pós-graduação ou especialização
lato-sensu, até cursos livres, escolas online e presenciais, os cursos de marketing digital são cada vez mais comuns no mercado.
Assim como em outras áreas, o domínio do inglês abre portas. Não apenas para posições de trabalho mas também para o acesso aos conteúdos mais atuais na área.
Também como em outras áreas, conhecimentos gerais são muito bem-vindos, bem como habilidades mais técnicas, como noções de design gráfico ou programação básica.
Conhecimentos em Martech podem fazer a diferença na reta final
Para as empresas, o aumento no investimento em Martech - ferramentas digitais - também é uma tendência, assim como a demanda por profissionais capazes de compreender e gerenciar os softwares contratados.
Como qualquer ferramenta, as plataformas digitais só têm utilidade nas mãos de pessoas que as utilizam para realizar ações e buscar objetivos definidos. Assim, conhecimentos sobre os fundamentos do marketing nunca serão dispensáveis para a atuação profissional.
Mas dentro do universo de pessoas familiarizadas com os conceitos e objetivos da área, o conhecimento prévio da utilização prática das ferramentas mais comuns como, aquelas citadas no diagrama acima podem determinar a escolha dos recrutadores.
Para saber mais sobre cursos e certificações, agende uma conversa com nosso time e teremos prazer em ajudar na sua jornada de aprendizado.